Caros alunos,
Nas próximas aulas abordaremos a tentativa de Kant de fundamentação racional da ética. Trata-se de uma das mais importantes contribuições para a reflexão sobre a moral. E também uma das mais difíceis.
A melhor leitura introdutória para a ética de Kant é seu próprio texto chamado Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Há várias traduções disponíveis, sendo as mais utilizadas as seguintes:
1) Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Tradução de Paulo Quintela, In: “Os Pensadores”, Abril Cultural, São Paulo, 1980.
2) Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Tradução de Guido Antônio de Almeida. São Paulo: Barcarolla, 2009 (edição bilíngue).
Recomendo especialmente a leitura das duas primeiras seções do livro.
A filosofia de Kant tem sido muito estudada no Brasil. Na página da "Sociedade Kant Brasileira" pode se encontrar muita informação a respeito:
http://www.sociedadekant.org/
Link para uma versão em PDF da tradução do Quintela
ResponderExcluirhttp://ufpr.cleveron.com.br/arquivos/ET_434/kant_metafisica_costumes.pdf
Boa noite,
ResponderExcluirEstou lendo "1984", de George Orwell, e me ocorreu que seja possível relacionar a obra ao conteúdo que estamos estudando nesta disciplina. Por isso gostaria de colocar aqui uma parte em que se explica o interesse do "Partido" por se manter no poder, e colocar uma pergunta para reflexão. Segue o trecho:
"Agora vou responder a minha própria pergunta: É o seguinte: O Partido deseja o poder exclusivamente em beneficio próprio. Não estamos interessados no bem dos outros; só nos interessa o poder em si. Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade: só o poder pelo poder, poder puro. O que significa poder puro? Você vai aprender daqui a pouco. Somos diferentes de todas as oligarquias do passado porque sabemos muito bem o que estamos fazendo. Todos os outros, inclusive os que se pareciam conosco, eram covardes e hipócritas. Os nazistas alemães e os comunistas russos chegaram perto de nós em matéria de métodos, mas nunca tiveram a coragem de reconhecer as próprias motivações. Diziam, e talvez até acreditassem, que tinham tomado o poder contra a vontade e por um tempo limitado. E que na primeira esquina da história surgiria um paraíso em que todos os seres humanos seriam livres e iguais. Nós não somos assim. Sabemos que ninguém toma o poder com o objetivo de abandoná-lo. Poder não é um meio, mas um fim. Não se estabelece uma ditadura para proteger uma revolução. Faz-se a revolução para instalar a ditadura. O objetivo da perseguição é a perseguição. O objetivo da tortura é a tortura. O objetivo do poder é o poder. Agora você está começando a me entender?"
A pergunto que coloco é a seguinte: faz sentido pensar que Orwell misturou o Utilitarismo com a Ética Kantiana em "1984"?